Qual a diferença entre gôndolas e prateleiras?


Imagem com a diferença entre gôndolas e prateleira.

Ao entrar em uma loja, você já notou como os produtos são organizados? Alguns ficam em estruturas fixas nas paredes, que chamamos de prateleiras. Outros estão em móveis no meio do espaço, as gôndolas. Apesar de ambas servirem para exibir produtos, elas têm diferenças importantes na sua estrutura e uso.

A principal diferença é que as gôndolas são estruturas ajustáveis que podem ser alteradas em altura para exibir diferentes produtos, enquanto as prateleiras são fixas e usadas para guardar ou mostrar itens de forma permanente.

Neste artigo, vamos explorar essas diferenças com mais detalhes e ajudar você a entender qual delas é mais adequada para as suas necessidades, seja em um ambiente de varejo ou em casa.

Confira também: Diferença entre barbearia e cabeleireiro

Prateleiras

Imagem de exemplo de uma estante com prateleiras.

Prateleiras são usadas em estantes fixas, onde os produtos são armazenados em locais que não podem ser movidos ou ajustados facilmente. São estruturas mais simples e fixas, geralmente montadas nas paredes ou em móveis. Elas podem ser usadas para armazenar ou exibir produtos, livros ou outros itens. Elas são como “andares” fixados na parede ou em uma estrutura vertical. Você pode encontrá-las em diversos lugares:

  • Supermercados
  • Livrarias
  • Lojas de roupas
  • Farmácias
  • Bibliotecas

Exemplo

Pense em uma biblioteca. As prateleiras são usadas para armazenar livros. Cada uma é fixa e organizada para que os livros sejam facilmente acessíveis e visualmente agradáveis.

Gôndolas

Imagem de exemplo de uma estante com gôndolas.

Gôndolas, por outro lado, também podem usar estantes, mas possuem uma estrutura ajustável. Isso significa que o local onde os produtos são armazenados pode ser movido para cima ou para baixo, usando diferentes ranhuras para ajustar a altura das prateleiras conforme necessário.

Embora mais caras inicialmente, oferecem maior flexibilidade e podem reduzir custos a longo prazo devido à sua durabilidade e adaptabilidade. São estruturas mais robustas e independentes. Elas podem ter prateleiras dos dois lados e ficar no meio do espaço da loja. Você as vê com frequência em:

  • Supermercados
  • Lojas de departamento
  • Farmácias grandes
  • Lojas de material de construção

Exemplo

Imagine uma loja de roupas. As gôndolas podem ser usadas para exibir camisetas, calças e outros itens de moda. Com o design ajustável, a loja pode alterar a altura das prateleiras para que seja possível acomodar diferentes tipos de roupas ou mudar a disposição dos itens conforme necessário.

Quando usar cada uma?

A escolha depende de diversos fatores. Vamos considerar algumas situações:

Para lojas pequenas, as prateleiras são ideais, pois aproveitam melhor o espaço vertical. Em lojas maiores, as gôndolas facilitam a criação de corredores e melhoram a organização do fluxo de clientes.

No que diz respeito ao tipo de produto, as prateleiras são adequadas para itens pequenos, como produtos cosméticos e ferramentas. Já para itens maiores ou em grande quantidade, como alimentos embalados, as gôndolas são mais apropriadas.

Se para você a flexibilidade é uma necessidade, as estruturas fixas são as mais recomendadas para layouts fixos, enquanto opções móveis oferecem oferecem mais adaptabilidade para mudanças frequentes.

Por fim, se o seu orçamento é limitado, prateleiras costumam ser mais econômicas. No entanto, para um investimento maior, as gôndolas podem proporcionar benefícios adicionais a longo prazo.

Foto de Perfil

Paula Ferraz de Lima

Editora

Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.