9 de outubro de 2022
5 min de leitura
Paula Ferraz de Lima
Antigamente as embalagens serviam apenas para conservar os produtos alimentícios no transporte das fábricas para os centros de consumo.
Com o desenvolvimento tecnológico e industrial a embalagem deixou de ser considerada um recurso de mero acondicionamento.
Para atrair a atenção das pessoas nas gigantescas prateleiras dos supermercados foi preciso criatividade e investimento dos empresários. Em meio há dezenas de produtos do mesmo gênero o apelo visual é o ponto chave para atrair a atenção do consumidor.
A embalagem agrega valor ao produto
O potencial da embalagem é muito grande, ela agrega valor ao produto e o torna um bem desejável. A embalagem é responsável pela comunicação de boa parte das vendas dos produtos expostos no mercado, ela torna possível a relação do consumidor com o produto por meio de informações escritas.
Embalagem é uma forma inteligente de se comunicar
Usar a embalagem é uma forma inteligente e econômica de se comunicar com os consumidores. Pesquisas feitas pelo Comitê de Estudos Estratégicos da Abre indicam que o consumidor não separa a embalagem do conteúdo, ou seja, ele vê a embalagem como o próprio conteúdo em si, daí a importância de se ter uma embalagem bem produzida.
Desenvolva embalagens profissionais
As embalagens que vemos no mercado são feitas por profissionais especializados que trabalham nas agências de design, nas indústrias de embalagem e em outros tipos de empresas de comunicação. O desafio dessas empresas é encontrar elementos que façam o produto literalmente chamar a atenção do consumidor.
Planejamento deve ser feito com cuidado
Antes do resultado final a embalagem é planejada com muito cuidado e leva em conta vários fatores como por exemplo:
gosto do consumidor,
conveniência de uso,
aparência,
possibilidade de reaproveitamento,
volume,
peso,
portabilidade,
reciclagem de lixo e estilo de vida,
distribuição,
disposição na prateleira,
preço,
custo,
tecnologias para acondicionamento,
conservação,
implicações ambientais.
Não se esqueça do objetivo principal
O primeiro critério de uma embalagem no ponto de vista do cliente é o seu lado estético. No entanto, a função primária de qualquer embalagem permanece sendo a proteção do produto.
Além do belo design estético, com a ajuda de tecnologias avançadas, a embalagem deve ser projetada para preservar o produto, limitando a influência do frio, calor, choques externos e luz solar. A embalagem garante um alto nível de higiene e uma certa qualidade do produto.
Embalagem precisa ser bem feita
A embalagem bem feita melhora a segurança do produto, e deve ser vista como um instrumento dedicado ao consumidor. Uma boa embalagem deve ser simples de acomodar, abrir e deve preservar bem o produto.
Para que uma embalagem seja bem sucedida, ela deve, acima de tudo, ser adaptada às mercadorias que embala, ao seu transporte, mas também ao seu manuseio. O objetivo é que as mercadorias cheguem sem nenhum dano ao seu destinatário.
Embalagem para o pequeno empresário
Usar a embalagem como ferramenta de marketing é o recurso mais indicado para as pequenas e médias empresas que não dispõem de verbas para apoiar seus produtos com divulgações e merchandising.
O pequeno empresário é justamente quem mais tem a ganhar com uma boa embalagem. O custo do design no Brasil não é muito alto e empresas de qualquer tamanho podem fazer uso.
O que falta é cultura empresarial, muitos empresários não sabem que podem ter embalagens tão boas quanto as das marcas líderes de mercado e com isso dar outra competitividade a seus produtos.
A Abre realiza anualmente um concurso para apontar as melhores embalagens do ano e possui como objetivo principal eleger as embalagens que conseguem se destacar como ícones de excelência no mercado brasileiro. Você pode tirar várias ideias usando como exemplo o que há de melhor no mercado.
5 razões pelas quais a embalagem é importante
Para quem ainda está se perguntando sobre como ela pode ser útil para sua marca, listamos alguns dos maiores benefícios que as boas embalagens de produtos podem lhe oferecer:
Atratividade
Uma boa embalagem de produto com os designs certos e tema de cores pode atrair os consumidores e deixá-los curiosos para experimentá-lo.
Usabilidade
Uma embalagem ideal deve ser fácil de abrir, conveniente de armazenar após o uso, e às vezes também pode ser usada mais tarde para diferentes propósitos.
Segurança
A segurança tem que ser um dos aspectos mais importantes da embalagem de um produto. Os materiais utilizados para embalar os produtos devem ser seguros e inofensivos tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.
Sustentabilidade
Embalagens sustentáveis tendem a ter um impacto positivo nos números de vendas e podem ajudar as empresas a criar uma imagem positiva.
Proteção
Se a embalagem não for protetora o suficiente, todos os aspectos acima mencionados não importam.
Conclusão
Agora você entende a importância da embalagem para seus produtos. A embalagem desempenha um papel enorme para um produto, independentemente do seu tipo. Pode ser embalagens de alimentos ou embalagens cosméticas, sempre tem um propósito a servir.
Ter um bom design de rótulo ou embalagem é uma das coisas que levam os clientes a comprar seus produtos. O design de embalagens inteligentes também pode apresentar sua marca a novos clientes.
Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.