Início › Tutoriais › Nomes para Esmalteria: Como Escolher, Dicas e Ideias
Nomes para Esmalteria: Como Escolher, Dicas e Ideias
29 de março de 2022
6 min de leitura
Paula Ferraz de Lima
Uma esmalteria é um salão de beleza especializado em cuidados com as unhas. É um mercado em expansão onde a concorrência também pode ser acirrada, daí a importância de escolher um nome criativo, moderno e memorável para ajudar a atrair mais clientes.
Se você está querendo abrir uma esmalteria, mas ainda não sabe como você vai chamá-la, um passo importante que não deve ser ignorado é a escolha de um nome criativo para o seu negócio.
Na verdade, o nome da esmalteria que você escolher pode dizer muito sobre o seu negócio e qual clientela você deseja atrair. Aqui você encontrará não só ideias criativas para o nome, mas também dicas para escolher um que tenha mais a cara e personalidade do seu negócio.
Como saber se o nome fantasia já está registrado?
Antes de perder tempo, você deve saber se o nome fantasia da sua esmalteria já está registrado. Para fazer isso, você pode começar a fazer a sua busca no site do INPI ( Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A pesquisa pode ser feita gratuitamente e de diferentes maneiras, como por nome da marca ou pesquisa fonética.
A escolha certa do nome da esmalteria
Encontrar o nome certo para o seu negócio requer estudar um pouco e fazer a coisa certa. Existem algumas etapas ou procedimentos que você pode seguir para simplificar o processo.
Um bom nome para o seu centro estético de manicure deve ser aquele que permite que você o expanda no futuro sem ter que mudar seu nome. À medida que o negócio cresce, é provável que mais pontos se abram e a oferta de produtos e serviços aumente.
O campo da beleza está em constante expansão. Afinal, mais e mais pessoas estão procurando serviços nessa área para cuidar de sua aparência. Portanto, muitos profissionais acabam juntando suas economias para investir em um negócio próprio, o que é muito interessante para quem quer alcançar a independência financeira tão desejada.
No processo inicial da abertura do salão de manicure é útil planejar todos os detalhes para que você possa alcançar seus objetivos. Por isso, a escolha do nome também é muito importante. Muitas pessoas sofrem desse problema, e com tantas possibilidades de nomes, não sabem qual é o melhor para a nova empresa.
Importância de escolher um bom nome
O nome da sua esmalteria é como as pessoas vão conhecer o seu negócio e recomendá-lo aos amigos. Por isso, é essencial escolher aquele que é fácil de lembrar e que corresponda ao estilo da empresa. Então todo cuidado é pouco nessa escolha, não é mesmo?
Depois de escolher o nome certo, uma boa dica é pedir uma opinião aos seus amigos e familiares e ver o que eles pensam de sua escolha. Isso facilita muito a tomada de decisões e lhe trará mais segurança para a tomada de decisão.
Começando com a escolha
Para ideias de nome de esmalterias, você pode começar concentrando-se em criar nomes que agradem aos valores dos clientes usando as palavras: Unhas, Beleza, Mãos Conforto e Esmaltes.
Um nome comercial bem escolhido é aquele que permite aos seus clientes saberem quais produtos e serviços você oferece. Além disso, o nome também deve permitir que as suas clientes consigam entender os principais valores do seu negócio. Isso é sem dúvida fundamental e uma ótima maneira de tornar seu negócio confiável e relevante.
Ideias de nomes para uma esmalteria
Aqui estão algumas ideias de nomes para uma esmalteria de sucesso:
Faça as unhas
Beleza e Unha
Embelezante
Unhas Luxuosas
Mãos lindas
Unha mais bonita
Unha Natural
Com artifício
Seja você
Minha beleza
Unha Make
Estética da beleza
Designer de Unhas
Unhas Modernas
Canto das Unhas
Como obter ideias de nomes?
Uma boa maneira de criar um nome marcante da sua esmalteria é usar ritmos ou alusões, esses tipos de nomes de empresa soam bem e são extremamente personalizáveis. Por exemplo, os nomes podem ser: Makeup Seu Nome, Lip Line, Gloss Glaze, Seu Nome Cosmetics.
Não escolha nomes difíceis de pronunciar
É improvável que os clientes tenham paciência para tentar pronunciar o nome difícil da sua esmalteria. Você também enfrentará o desafio de corrigir constantemente a forma como é pronunciado e escrito, o que pode ser tedioso para você.
Unhas em línguas estrangeiras
Você também pode considerar usar palavras estrangeiras no nome da sua empresa para passar a impressão de uma marca internacional ou exclusiva
Latim: unha provém do latim (ungula).
Francês: Ongle.
Italiano: Unghia
Espanhol: Uña
Inglês: Nail
Ainda com dúvidas? Tente o nome do proprietário
Se você ainda está sem ideias para encontrar o melhor nome, você sempre pode considerar usar o nome do dono do negócio. Fazer isso pode funciona muito bem se o proprietário também planejar ser o rosto por trás do negócio.
O nome certo pode ajudar a atrair mais clientes
Conseguir criar nomes fantasia para esmalterias criativos, diferentes, chiques e bonitos vai ajudar seu novo negócio a ser divulgar e conquistar mais possíveis clientes. Depois de escolher o nome correto, uma boa dica para a tomada de decisão é pedir uma opinião aos seus amigos e familiares para saber o que eles pensam de sua escolha. Isso lhe trará mais segurança e facilitará muito na tomada de decisões.
Abrir uma esmalteria compensa?
Antes de tudo, você deve pensar que um negócio ligado ao ramo da beleza sempre mostra bons indícios de que será vantajoso. Assim como no ramo alimentício, o segmento da beleza e um que sempre se destaca.
Isso porque o Brasil é um dos maiores mercados de beleza, com boas perspectivas para quem busca investir no ramo da beleza. Sendo assim, dedicando-se desde da escolha do nome até a abertura da empresa, você viabilizará o seu negócio com grandes chances de sucesso.
Conclusão
Se você está com problemas para escolher um nome de marca para o seu salão de manicure, uma das melhores coisas a fazer é apenas começar a pensar com tempo disponível. Ao analisar as dicas que você encontrar, faça uma lista de palavras, frases e termos associados ao seu negócio. A partir deste ponto, você pode reduzir a lista e remover as ideias que você não gosta.
Paula Ferraz é formada em Jornalismo pela universidade Estácio de Sá. Com mais de 10 anos de experiência como empresária, escreve artigos voltados para esse tema desde 2012. Desde cedo, demonstrou interesse por pequenos negócios e por tudo o que está relacionado ao cenário empreendedor.